predestinação x livre - arbitrio
Predestinação x Livre - Arbítrio
Maria Eduarda Paiva Matias
Maracaju- MS
2015
CATE- CENTRO EDUCACIONAL E TREINAMENTO ESPECIALIZADO
Predestinação x Livre - Arbítrio
Maria Eduarda Paiva Matias
Trabalho apresentado á disciplina de Filosofia, sob orientação do professor Dheyvison Carlos, como requisito para obtenção de nota parcial do 2° bimestre.
Maracaju- MS
2015
Introdução
O trabalho vai apresentar e explicar o que é predestinação e o livre – arbítrio.
Explicar suas origens, seus fundamentos e nos explicar sobre esse assunto ao qual convivemos com suas inquietantes questões sobre o sentido de nossas vidas em meio a tantas diferentes explicações.
Predestinação
O conceito de Predestinação nasceu no século XVI, parte integrante do Calvinismo, doutrina criada por João Calvino. Este movimento disseminou-se pela Holanda, Suécia e Escócia. Seu pupilo escocês, João Knox, edificou a Igreja Presbiteriana, a qual se encontra atualmente fragmentada em nove igrejas, que divergem entre si a respeito da Predestinação. Esta ideia teológica e também filosófica aborda a interação entre o Criador e a Humanidade. Segundo esta concepção, Deus já determinou anteriormente tudo que se desenrolará entre os homens no tempo e no espaço. Esta teoria sagrada é muito presente nas religiões monoteístas, mas no Cristianismo ela encontrou sua morada por excelência, na crença do Poder Divino de tudo saber, ou seja, Ele tem ciência de tudo que o Homem realizará em sua jornada espiritual, assim, sabe com antecedência quem está salvo e quem está condenado. Portanto, o Criador já escolheu os seus eleitos. Este tema foi amplamente debatido e desenvolvido por Santo Agostinho e João Calvino. Mas aí, as pessoas se questionam, onde fica o livre-arbítrio? Segundo os que crêem nesta doutrina, a Bíblia ratifica a nossa liberdade de escolha, sendo necessário apenas acreditar em Jesus e então ser finalmente salvo –