Prostituição
Thayse Lucena Agra
RESUMO
Popularmente chamada de "profissão mais antiga do mundo", a prostituição é moralmente reprovada em quase todas as sociedades, dada a degradação que representa para as pessoas que a praticam.
Prostituição é a atividade que consiste em oferecer satisfação sexual em troca de remuneração, de maneira habitual e promíscua. A definição de prostituição baseia-se em valores culturais que diferem em várias sociedades e circunstâncias, mas geralmente se refere ao comércio sexual de mulheres para satisfação de clientes masculinos. Também há formas masculinas de prostituição homossexual e, em menor proporção, entre homens que alugam seus serviços para mulheres. Em sociedades muito permissivas, a prática da prostituição se torna desnecessária; em culturas demasiado rígidas, é perseguida e punida como delito.
Nas sociedades primitivas, nas quais não existia a propriedade privada nem a família monogâmica, não se praticava a prostituição nem outro tipo de serviço pessoal remunerado. São conhecidos, contudo, casos de tribos pequenas nas quais os homens podiam incitar as mulheres à relação sexual mediante a oferta de objetos por elas apreciados. Em outros povos, a prostituição de meninas foi praticada como rito de iniciação à puberdade.
Prostituição: "ato ou efeito de prostituir-se; degradar-se; aviltar-se; humilhar-se; privar-se de dignidade; comércio do amor sexual."
A prostituição, tema abordado neste trabalho é um problema social muito antigo e que se torna a cada dia mais crescente em nossa sociedade.
Referimos-nos à prostituição como problema, tendo em vista as causas e motivos que levam pessoas a venderem seu corpo tão cedo e exporem-se a humilhações por parte da sociedade. Sociedade esta que, muitas vezes, fecha os olhos para a situação de insegurança, abuso e exploração que sofrem as prostitutas.
O que torna mais complexo este problema, é o fato