Proriferos
TIPOS DE REPRODUÇAO
A reprodução dos poríferos pode ser assexuada ou sexuada.
SISTEMA DIGESTIVO
Animais dotados de poros por todo o corpo, por isso chamado de poríferos, e com um aspecto esponjoso, macio e flexível, podendo ser usados como esponja de banho. São também chamados de espongiários. Predominantemente marinhos, existindo apenas uma família de água doce, a Spongillidae.
Sempre vivem fixos a um substrato, podem estar isolados ou em colônias; são filtradores, possuem um esqueleto silicoso ou calcares, não possuem sistema muscular, nervoso e sem diferenciação entre órgãos, por isso chamado parazoários.
ESTRUTURA DO CORPO
Poríferos são animais pluricelulares que apresentam poros nas paredes do corpo
EXEMPLO
[pic]
CNIDÀRIO
TIPO DE REPRODUÇAO
Independentemente da forma, a parede do corpo dos cnidários apresenta tipicamente a seguinte constituição: • Epiderme – tecido de revestimento externo, especializado na protecção e defesa, com uma espessura reduzida. Desta camada fazem parte os seguintes tipos celulares: • Células epiteliomusculares – células em forma de T, em que uma fibrila contráctil mergulha até á mesogleia. Dispõem-se densamente, formando o revestimento externo do corpo e permitindo o encurtar do corpo e dos tentáculos; • Células glandulares – células altas, que cobrem completamente o disco basal da forma pólipo, secretam um muco pegajoso com o qual o animal se fixa ao substrato. Este tipo de célula é raro noutras localizações da epiderme, excepto em volta da boca, onde segregam enzimas hidrolíticas; • Células intersticiais – células não especializadas, pequenas e geralmente localizadas na base da epiderme, que podem diferenciar-se nos restantes tipos celulares e em gâmetas, sendo, por isso, fundamentais no crescimento e regeneração do animal; • Células sensoriais – espalhadas por toda a superfície mas particularmente numerosas nos tentáculos e á volta da boca, têm ligação