propriedades e estados físicos da matéria
Gerais
Propriedades gerais são a características as quais toda matéria está sujeito, independentemente de seu esta físico
1. Massa
A massa é a quantidade de matéria presente em um corpo. A massa é uma grandeza, logo pode ser medida, sendo o instrumento mais comum para medi-la a balança.
Diferentemente do que se pensa, a balança mede a massa de um objeto, não o seu peso. O peso está relacionado a ação da gravidade de um ambiente sobre um corpo especifico.
Por exemplo, a massa de uma esfera de chumbo é maior de que a massa de uma esfera de isopor de mesmo tamanho.
2. Impenetrabilidade
Impenetrabilidade é o conceito de que dois objetos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
Por exemplo, encha um corpo com água e depois marca a medida da água. Depois, coloque uma pedra dentro do corpo ainda com a água. Note que a medida da água subiu, o que prova que duas matérias diferentes (que no caso são a água e apedra) não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo.
3. Extensão
Extensão é o espaço que um corpo ocupa.
Por exemplo, um carro ocupa mais espaço que uma pessoa, pois é mais extenso.
4. Elasticidade
Elasticidade é o que define a capacidade que a matéria tem de voltar ao seu estado original após sofrer compressão ou estiração.
Por exemplo, aperte uma bola de borracha. Ela vai “encolher” imediatamente, mas vai rapidamente voltar a sua forma original quando você parar de aperta-la, ela voltará ao seu formato original.
5. Divisibilidade
Divisibilidade é a capacidade que um corpo possui de ser divido em partes cada vez menores, até que não possa mais ser dividido por métodos físicos.
Por exemplo, um giz pode ser divido até virar pó, esse é o limite de sua divisibilidade.
6. Descontinuidade
Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra e esses espaços podem ser maiores ou menores tornando a matéria mais ou menos dura.
7. Compactabilidade