propriedades magneticas
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLÓGIAS
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CIÊNCIA DOS MATERIAIS:
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS
São Luís
2014
CIÊNCIA DOS MATERIAIS:
PROPRIEDADES MAGNÉTICAS
São Luís
2014
Introdução
Este trabalho apresentará as pricipais ideis sobre as propriedades magnéticas. Podemos definer magnetism como um fenômeno pelo qual um material os materiais impõe uma força ou influencia de atração ou de repulsão sobre outro material.
O magnetismo está presente em muitas tecnologias do cotidiano: bússolas computadores, motores, televisões, etc. Tais materiais magnéticos podem ser de origem natural como a magnetita ou de origem artificial; estes por sua vez são produzidos a partir dos naturais e podem inclusive ser mais fortes dos que os encontrados na natureza.
Forças magnéticas são consideradas linhas de atração invisíveis (de um polo para outro), essas forças de atrações tem um sentido permanente, e esses campos magnéticos tem o poder de influenciar todos tipos de material, alguns com mais intensidade, outros menos.
Vetores do campo magnético
Em uma bobina cilíndrica é possível notar que correntes elétricas são capazes de gerar campos magnéticos, a intensidade do campo magnético(H) cresce diretamente proporcional ao numero de espirais (NI) em volta da bobina de altura (L).
A densidade do fluxo magnético(B), representa a magnitude do campo no interior de uma substancia e esta relacionada com a intensidade “H” nas formulas a seguir:
Momentos magnéticos
As propriedades magnéticas de cada material derivam dos momentos magnéticos, o elétron de forma singular funciona como uma bobina devido a sua carga elétrica em um giro constante; existem dois tipos de momentos: o de translação, que é aquele que o elétron faz em volta do núcleo gerando uma corrente magnética bem pequena e o movimento de rotação que o elétron faz