Propriedades Intensivas F Sica InfoEscola
524 palavras
3 páginas
13/03/2015Propriedades intensivas Física InfoEscola
Propriedades intensivas
Por Mayara Cardoso
No estudo da Físicoquímica, as propriedades intensivas são propriedades que independem da extensão do sistema, ou seja, não variam de acordo com o tamanho ou quantidade de matéria.
Veja as principais propriedades intensivas:
Densidade
A densidade pode ser definida como o quociente da massa pelo volume de um corpo, numa determinada temperatura (d = m/v). Essa propriedade física é classificada como intensiva porque não se altera com a variação do tamanho do corpo ou quantidade. Um cubo de gelo, por exemplo, tem uma densidade de 0,92 g/cm3, que é a mesma de um iceberg, embora o último seja bem maior.
Pressão
Pressão é a razão entre a força exercida e a área da superfície (P = F/A). Se houver um aumento da força e da área de um sistema, a pressão permanecerá igual, e, por isso, é classificada como uma propriedade intensiva.
Ponto de fusão
O ponto de fusão é a temperatura na qual um sistema se funde, ou seja, passa do estado sólido para o líquido. O ferro tem um ponto de fusão de 1.538 °C e este valor é invariável, logo, tanto 1 kg quanto 2 toneladas de ferro, por exemplo, se fundem sob a mesma temperatura.
Ponto de ebulição
O ponto de ebulição é a temperatura necessária para que um dado sistema passe do estado líquido para o gasoso. A água deve ser aquecida a uma temperatura de 100 °C para entrar em ebulição. Essa temperatura é constante, sendo assim, 1 gota ou 100 litros de água entram em ebulição a 100 °C da mesma forma.
Calor específico
O calor específico corresponde à quantidade de calor que 1 grama de uma substância precisa absorver para aumentar sua temperatura em 1 °C, sem ocorrer mudança de estado físico. O cobre apresenta um calor específico de 0,092 cal/g °C, independentemente da sua quantidade.
Inflamabilidade
Definese inflamabilidade como a facilidade que algumas substâncias têm de queimar ou entrar em ignição. Assim, 1 ml de gasolina é tão