Propriedades físicas das substâncias
Relatório de Aula Prática N° 01
Tema:
Propriedades Físicas das Substâncias
Aluno:
Guntemberg Pereira Oliveira
Prof. Adão Lincoln Bezerra Montel.
Palmas – TO, Março de 2011 INTRODUÇÃO
Na aula prática do dia 03 de março de 2011 foram feitos experimentos para a determinação da densidade e dos pontos de fusão e ebulição de algumas substâncias.
Uma substância pode ser definida como qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Pode ser identificada por um conjunto de propriedades, como Ponto de Ebulição, Ponto de Fusão e Densidade.
Ponto de Ebulição é a temperatura na qual a pressão de vapor de um líquido torna-se igual à pressão atmosférica, ou seja, a temperatura na qual a substância passa do estado líquido para o gasoso. Ponto de Fusão é a temperatura na qual a substância sólida passa para o estado líquido. E a densidade de um corpo é definida como o quociente entre a massa e o volume desse corpo.
Neste relatório serão descritos os métodos e materiais usados para a determinação da densidade e dos pontos de fusão e ebulição de algumas substâncias. Os resultados serão apresentados e discutidos. MATERIAIS E MÉTODOS
Os equipamentos utilizados no experimento foram: balança de precisão, termômetro com capilar, tubo de ensaio, béquer, proveta, tripé, vidro de relógio, suporte e garra, tela de amianto, tubo capilar, bico de Bunsen e pisseta.
As substâncias utilizadas foram: água deionizada, naftaleno e cobre.
Ponto de Ebulição da Água Deionizada
Para esse experimento, foi colocada aproximadamente 5 ml de água deionizada em um tubo de ensaio limpo e seco. Esse tubo foi fixado em um suporte universal de modo a formar um ângulo de 30°, aproximadamente, com a barra de suporte. Um termômetro com capilar foi introduzido na extremidade aberta do tubo de ensaio, de modo a tampá-la, mas deixando o vapor de água sair pelo capilar.
Após isso, foi