Propriedades fisicas das substancias
UNIVERSIDADE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS
FALCUDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
RELATORIO DE QUIMICA
TEMA: Propriedades Físicas das Substâncias
Nome: Gilberto da Costa Tomé
DOCENTES: Eng
Huambo 2013
Objectivo da prática
Identificar a estrutura mais provável de alguns compostos mediante a determinação experimental de algumas de suas propriedades.
Introdução
O ponto de fusão designa a temperatura a qual uma substância passa do estado sólido ao estado líquido. Esta temperatura é a mesma quando a substância se solidifica, ou seja, passa do estado líquido para o estado sólido. É a temperatura na qual a substância sólida está em equilíbrio com a substância que dela se obtêm por fusão.
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se em um líquido, e expressa-se em mol por litro, gramas por litro ou em percentagem de soluto/solvente. Esse conceito também se estende para solventes sólidos.
Na solubilidade, o carácter polar ou apolar de uma substância influi principalmente, pois devido à polaridade, estas substâncias serão mais ou menos solúveis. Dessa forma, substâncias polares tendem a se dissolver em líquidos polares e substâncias apolares, em líquidos apolares.
Condutividade eléctrica ([pic]) é usada para especificar o carácter eléctrico de um material. Ela é simplesmente o recíproco da resistividade, ou seja, inversamente proporcionais e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente eléctrica. A unidade é a recíproca de ohm-metro, isto é, [(Ω-m)-1]. As seguintes discussões sobre propriedades eléctricas usam tanto a resistividade quanto a condutividade.
Matérias e Métodos
Para alcançarmos êxitos na aula pratica foram usados alguns matérias:
Tripé de ferro
Bico de bunson
Bequer
Proveta
Marcador
Tubos de ensaio
Tala metálica com amianto
Termómetro