Propriedades elétricas passivas de axônios e membranas celulares.
Propriedades elétricas passivas de axônios e membranas celulares.
Introdução:
Neurônio:
I. É a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações.
II. É uma célula altamente excitável que se comunica entre si ou com outras células efetoras, usando basicamente uma linguagem elétrica.
Corpo celular: é o centro metabólico do neurônio, responsável pela síntese de todas as proteínas neuronais;
Dendritos: são os processos ou projeções que transmitem impulsos para os corpos celulares dos neurônios ou para os axônios.
Axônios: são os processos que transmitem impulsos que deixam os corpos celulares dos neurônios, ou dos dendritos. Portanto, são especializados em gerar e conduzir o potencial de ação.
Potencial de ação: unidade básica da condução da informação à partir de um desequilíbrio no potencial de repouso da membrana.
Etapas:
Despolarização: a membrana torna-se extremamente permeável aos íons Na+, ocorre aumento de carga positiva no interior da célula. Nesta fase a célula parte de -75mV e atinge +35 mV.
Repolarização: é a etapa em que ocorre fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+. Nesta fase a célula parte de +35 mV e atinge -75 mV.
Hiperpolarização: é um período de alguns milissegundos em que a célula não reage aos neurotransmissores pois estão com excesso de negatividade em seu interior o que impede a ocorrência de um novo potencial de ação. Nesta fase a célula parte de -75 mV e chega até -90 mV.
Transmissão de sinais em um único neurônio:
O corpo celular integra as mensagens de muitos impulsos de neurônios para determinar o início do potencial de ação.
O responsável por conduzir o potencial de ação é o axônio.
As propriedades de membrana são essenciais para a determinação do comportamento fisiológico de um neurônio. As membranas possuem propriedades elétricas que permitem a