Propriedades Elétricas dos Materiais
As propriedades são características dos materiais que definem as suas aplicações em diversas funções. Os materiais apresentam propriedades mecânicas, elétricas, térmicas, ópticas e magnéticas, que variam de acordo com a natureza dos átomos que os constituem.
Hoje em dia, empresas fornecedoras de materiais realizam testes internos de qualidade dos materiais e oferecem ao mercado produtos com garantia ou selos de qualidade. Esta garantia informa, por exemplo, um valor mínimo de determinadas propriedades que um determinado material apresenta.
Desenvolvimento
1. Propriedades Elétricas dos Materiais
O principal objetivo do estudo das propriedades elétricas é verificar as suas respostas à aplicação de um campo elétrico. Estuda-se, por exemplo, a condutividade elétrica, que pode ser definida como a capacidade de um material de conduzir eletricidade.
Outros princípios elétricos também são abordados neste estudo, como resistência e resistividade elétrica, condutividade elétrica, materiais elétricos e piezoeletricidade.
1.2 Resistência Elétrica
Chama-se Resistência Elétrica (R) a propriedade de um material que determina a facilidade com a qual ele transmite uma corrente elétrica ( I ). Ela é dada através da Lei de Ohm, que relaciona a corrente elétrica com a voltagem aplicada (V) através da seguinte fórmula:
O valor de R é influenciado pela configuração da amostra, e para muitos materiais independe da corrente aplicada. Resistência elétrica é medida em Ohms (Ω).
1.3 Resistividade Elétrica
Resistividade Elétrica (ρ) está relacionada à Resistência e independe da geometria da amostra e pode ser definida como sendo a taxa de resistência de um material condutor por metro. A relação entre ρ e se dá pela seguinte fórmula:
Onde representa a distância entre os dois pontos onde a voltagem é medida e A representa a área da seção transversal por onde passa a corrente elétrica. A unidade de Resistividade Elétrica (ρ) é ohm-metro