Propridades coligativas
Índice
Introdução…………………………………………………………………………….3
Pressão Máxima de Vapor (PMV) ……………………………………………………4
Ponto de ebulição…………………………………………………………………….4
Tonometria ou tonoscopia ou abaixamento da PMV do solvente……………………4
Crioscopia ou Criometria…………………………………………………………….5
Elevação ebulioscópica……………………………………………………………. …6
Osmose e Pressão Osmótica………………………………………………………. …8
Conclusão………………………………………………………………………….....9
Bibliografia………………………………………………………………………….10
Introdução
Neste presente trabalho abordaremos um tema de extrema importância para o nosso conhecimento nomeadamente Propriedades coligativas das soluções. Não podemos falar deste sem ter-mos a noção do que é (PMV) Pressão Máxima de Vapor, Ponto de ebulição e a tonoscopia, constataremos ainda existem três (3) tipos de Propriedades coligativas entre elas Elevação Ebulioscópica o nosso intuito neste tema. Esperamos que o caro leitor tire proveito fazendo suas indagações durante a leitura deste material.
Desenvolvimento
Propriedades coligativas são as propriedades das soluções que dependem do número de partículas dispersas e independem da natureza das partículas do soluto.
Pressão Máxima de Vapor (PMV)
PMV é a pressão exercida pelo vapor quando está em equilíbrio dinâmico com o liquido correspondente.
A PMV depende da temperatura e da natureza do líquido. Observa-se experimentalmente que, numa mesma temperatura, cada líquido apresenta sua pressão de vapor, pois esta está relacionada com a volatilidade do líquido.
Vejamos alguns exemplos no gráfico abaixo:
Ponto de ebulição é a temperatura na qual a PMV iguala a pressão atmosférica. Quanto maior a PMV na temperatura ambiente, menor o P.E. amos então estudar cada um dos efeitos coligativos.
Tonometria ou tonoscopia ou abaixamento da PMV do solvente
Tonoscopia é o estudo do abaixamento da pressão máxima de vapor de um solvente, provocado pela dissolução de um soluto não-volátil. p = PMV do solvente puro. p’ = PMV do