seminario 5 doencas periodontais x infeccoes sistemicas
Caracteriza-se por ser uma doença que acomete mais de um local do corpo humano, ou pode afetar todo o organismo.
Doença periodontal é uma infecção crônica, produzida por bactérias gram-negativas, com níveis de prevalência elevados. É a segunda maior causa de patologia dentária na população humana de todo o mundo.
A periodontia sempre se acostumou a conhecer como as doenças sistêmicas poderiam influenciar a evolução das doenças periodontais. Assim, diabetes melittus, AiDS e fumo são reconhecidos como fatores de risco para periodontites. Foi observado que a doença periodontal poderia também ser considerada ator de risco para algumas doenças sistêmicas.
Uma possível relação entre as duas vias pode ser estabelecida: a doença periodontal influencia e é influenciada pela doença sistêmica.
O diabetes melito é um distúrbio metabólico complexo caracterizado por hiperglicemia crônica, sendo importante do ponto de vista periodontal.
Numerosas alterações orais foram descritas em pacientes diabéticos, incluindo quilose, ressecamento e fissuração da mucosa, ardência da boca e língua, fluxo salivar diminuído e alterações na flora da cavidade oral, com maior predominância de Cândida albicans, estreptococos hemolíticos e estafilococos.
As leucemias são neoplasias malignas de precursores dos leucócitos.
As manifestações orais e periodontais da leucemia consistem em infiltração leucêmicas, sangramento, ulcerações orais e infecções. A expressão destes sinais é mais comum nas formas agudas e subagudas de leucemia do que nas formas crônicas.
É uma doença congênita causada por uma anormalidade cromossômica e caracterizada por deficiência mental e retardo do crescimento.
Dentre as manifestações bucais mais comuns, destacam-se as anomalias dentárias, a macroglossia, a língua fissurada, o palato ogival e a má oclusão, além de um maior número de cáries dentárias e maior suscetibilidade à doença periodontal.
A maioria dos casos de derrame é