Proposta de restauração da mata ciliar na bacia hidrográfica do córrego do mineirinho.
Proposta de Restauração da Mata Ciliar na Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho.
AUTORES
Maurício Campagnolli – maucampagnolli@hotmail.com
Rodrigo Batista de Freitas – rodrigo_lp16@hotmail.com
INSTITUIÇÃO
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Curso de Bacharelado em Gestão e Análise Ambiental
OBJETIVO PRINCIPAL
Identificar os Usos e Ocupações do solo dentro da Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho, de forma a propor soluções de restauração de mata ciliar em áreas de Preservação Permanente (APPs), para reverter a sua degradação.
PROBLEMÁTICA ABORDADA
A região de mata ciliar da Bacia Hidrográfica do Córrego do Mineirinho em desacordo com a legislação vigente.
1 - INTRODUÇÃO
A crescente expansão das áreas agrícolas rumo às florestas, a retirada de madeira e de outros produtos naturais e a urbanização rápida representam ações antrópicas que buscam no atual contexto o “desenvolvimento para uma melhor condição de vida”. Essas ações, entretanto, não podem ter um melhor futuro como objetivo, se considerarmos que elas próprias são uma ameaça ao futuro dos recursos dados pela natureza se feitas de modo inconsciente, como a maioria o é. (MOREIRA, 2010).
Com a devastação de áreas naturais, com a erosão dos solos, desgaste de nutrientes (solos empobrecidos e improdutivos), assoreamento dos cursos d’ água, de extinção de fauna e flora local, do aumento de inundações e resíduos despejados nos corpos hídricos, os impactos nesse compartimento acabaram se tornando inevitáveis.
Apesar da relevância das matas ciliares, este recurso vem sendo degradado e perturbado. Mesmo protegidas por lei, as matas ciliares vêm sendo destruídas por meio das ações antrópicas (madeireiros, agricultores, pecuaristas, indústrias) que as desmatam para a utilização da madeira, queimam para a geração de energia, implantam roças e pastagens além do avanço urbano. (COSTA; MENDES, 2006).
As matas ciliares servem como