Proposta de Adequação no Plano de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde em Coleta e Transporte, Conforme a RDC nº306/04, CONAMA nº358/05 e Norma 12.810/93 da ABNT.

11714 palavras 47 páginas
1 INTRODUÇÃO

Atualmente a preocupação com o meio ambiente vem crescendo ainda mais por ser uma questão visível, com isso começou-se a perceber a importância de saber aonde e como são depositados todos os resíduos que descartamos. Levando essa preocupação para as instituições de saúde exige-se que todas elas geradoras de resíduos elaborem um plano de gerenciamento de seus resíduos (PGRSS), denominados resíduos do serviço de saúde (RSS), baseado nas características dos resíduos gerados e na classificação desses resíduos, estabelecendo as diretrizes de manejo dos mesmos.

PGRSS (Plano de gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde) é o documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos, observadas suas características e riscos, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final, bem como as ações de proteção à saúde e ao meio ambiente.
Todo gerador deve elaborar e implantar o Plano de Gerenciamento de resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS, baseando e estabelecendo as diretrizes de manejo dos resíduos do serviço de saúde (RSS), conforme estipulam a RDC ANVISA nº 306/04 e a Resolução CONAMA no 358/05.

A coleta e transporte interno dos RSS consistem no traslado dos resíduos dos pontos de geração até local destinado ao armazenamento temporário ou armazenamento externo, com a finalidade de disponibilização para a coleta.

A coleta externa consiste na remoção dos RSS do abrigo de resíduos (armazenamento externo) até a unidade de tratamento ou disposição final, pela utilização de técnicas que garantam a preservação das condições de acondicionamento e a integridade dos trabalhadores, da população e do meio ambiente.

O correto gerenciamento dos RSS numa unidade geradora e seu correto manuseio e transporte é fundamental para que seu destino final seja atenda aos requisitos essenciais para a saúde

Relacionados