Proposta de abairramento no município de cubatão
Proposta para oficialização do abairramento de Cubatão – página 1/46
PROPOSTA INICIAL
PARA A OFICIALIZAÇÃO DO ABAIRRAMENTO DE
CUBATÃO
Estudo conduzido pelo geógrafo Cesar Cunha Ferreira, por solicitação do Jornal Eletrônico Novo Milênio
Junho de 2009
Jornal Eletrônico Novo Milênio – www.novomilenio.inf.br
Proposta para oficialização do abairramento de Cubatão – página 2/46
Bairros Novos
Afonso Schmidt
Inda há pouco, era o charco, onde as flechas douradas do fino caniçal se embalavam ao vento e pela noite fora, as rãs enamoradas coaxavam ao luar seu eterno lamento.
Drenou-se o charco, enfim. As águas estagnadas tiveram nos canais o seu livre escoamento; rasgaram a palude avenidas calçadas, muros de pedra e cal, passeios de cimento.
Cantavam fortemente as mócas dos canteiros; caldeirões infernais ferviam nos braseiros; o asfalto se expandia em salubres odores.
Foi assim que se fez a nossa rua honesta, limpa, caiada e branca, eternamente em festa, eternamente a rir, com crianças e flores!
Poesias. São Paulo, Gráfico Ed. Unidas Ltda., 1934, p. 120.
Jornal Eletrônico Novo Milênio – www.novomilenio.inf.br
Proposta para oficialização do abairramento de Cubatão – página 3/46
INTRODUÇÃO
Cubatão possui vilas, núcleos habitacionais, conjuntos residenciais e loteamentos de diversos tipos, que geralmente correspondem às áreas das antigas propriedades rurais bananicultoras. Entre 20 loteamentos, nove foram empreendidos por moradores locais, antigos bananicultores e seus herdeiros; outros nove por moradores em Santos e dois por paulistanos. Mas Cubatão não possui bairros, oficialmente. Não há uma lei que defina os nomes das diversas subdivisões do município, nem seus perímetros. E ainda é possível encontrar glebas atravessadas pela principal avenida, bem no centro da cidade. Ou casas em que em tese um lado estaria num bairro e o outro lado faria parte de um bairro diferente. O