Propaganda verde
O Greenwashing é uma atividade de marketing utilizada por uma organização com o escopo de comunicar ao mercado uma imagem verde de comprometimento com o meio ambiente nesse caso pode ser a imagem da própria organização, produto ou serviço, todavia, a organização tem uma performance adversa aos interesses ambientais.
O fator da responsabilidade socioambiental gera valor a marca e muitas organizações fazem uso dessa ferramenta para vender mais ou transmitir uma imagem positiva para o mercado. É comum ir ao supermercado e já notamos que muitos produtos já possuem algum selo verde, vamos tomar café na Starbucks e recebemos um livreto com as ações verdes que a Starbucks está comprometida, o MC Donald´s já distribui guardanapo com papel reciclado o Pão de Açúcar fomenta a Sustentabilidade através das ações desde a redução de resíduos até a reciclagem no PDV, mas como saber se essas empresas realmente contribuem para o meio ambiente e qualidade de vida para outras gerações? A partir de 1 de agosto de 2011 as novas normas para publicidade que contém apelos de sustentabilidade entraram em vigor nesse caso as organizações precisarão comprovar a veracidade das informações ambientais, pertinentes que envolvem todo o ciclo de vida do produto.
De acordo com informações institucionais do Conar “É papel da Publicidade não apenas respeitar e distinguir, mas também contribuir para a formação de valores humanos e sociais éticos, responsáveis e solidários. O Conar encoraja toda Publicidade que, ao exercer seu papel institucional ou de negócios, também pode orientar, desenvolver e estimular a sociedade objetivando um futuro sustentável”.
Sobre essa ótica é papel da Publicidade promover um futuro sustentável, nesse caso todos profissionais de