Pronto
Agatha Rielly Kons agatha_riely@hotmail.com 1. Introdução
As energias renováveis hoje ainda apresentam uma pequena parcela no consumo mundial de energia. O Brasil possui projetos de incentivo a estados e municípios para o desenvolvimento de Tecnologias Solar que tem como foco a conversão de energia solar em energia elétrica. Como a energia solar é um recurso inesgotável a eletricidade gerada é limpa, segura e confiável. O que podemos destacar que essa fonte de energia é sustentável e ecológica, não agredindo o meio ambiente. Buscando a eficiência energética, sustentabilidade ambiental e ecológica através das energias renováveis pode enfatizar a que melhor se adéquam as mais diversas realidades como a energia solar para geração de energia elétrica fotovoltaica. Tendo em vista essa tendência, serão levantadas as vantagens e desvantagens desse sistema de geração de energia.
2. Sustentabilidade Ambiental e Ecológica
Sustentabilidade ambiental e ecológica é a preservação do meio ambiente na Terra. É a necessidade de conservar o meio ambiente em harmonia com as pessoas em busca de sempre melhorar a qualidade de vida. Para que isto possa acontecer, é preciso que a sociedade seja consistente no momento de separar o lixo, no cuidado para não poluir a água, impedir desmatamentos, queimadas. Portanto, o grande desafio da sociedade é usufruir dos recursos naturais da Terra, sem matar nosso planeta.
Devido à alta exploração do planeta, colocam-se em risco todas as condições de vida na Terra, porque a economia exige cada vez mais um nível maior de produção e consumo praticamente insustentáveis. O aumento das cidades também se destacou neste processo, pois segundo o texto Apartamentos Sustentáveis, (2011, p.1), “essas cidades começaram a produzir grandes quantidades de resíduos e de esgotos que eram simplesmente atirados nos rios, córregos ou no solo próximo a elas”.
Em relação ao consumo desordenado, busca-se