prontinho
C) usado para liquidar um passivo; Dinheiro.
D) distribuído aos proprietários da entidade; Lucro.
Alguns ativos, como, por exemplo, itens do imobilizado, têm forma física. Entretanto, a forma física não é necessária para a existência do ativo. Assim sendo, as patentes e os direitos autorais, por exemplo, são considerados ativos, caso eles sejam esperados que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade e caso eles sejam controlados pela mesma.
Muitos ativos, como por exemplo, contas a receber e imóveis, estão associados a direitos legais, incluindo o direito de propriedade. Ao determinar a existência do ativo, o direito de propriedade não é necessário. Embora a capacidade de a entidade controlar os benefícios econômicos normalmente resulte da existência de direitos legais, o item pode, contudo, satisfazer à definição de ativo mesmo quando não houver controle legal. Por exemplo, o conhecimento (know-how) obtido por meio da atividade de desenvolvimento de produto pode satisfazer à definição de ativo quando, mantendo esse conhecimento em segredo, a entidade controlar os benefícios econômicos que são esperados que fluíssem desse ativo.
Os ativos da entidade resultam de transações anteriores ou de outros eventos. Normalmente obtêm ativos por meio de sua compra ou produção, mas outras transações ou eventos podem gerar ativos. Um exemplo que podemos citar é um imóvel recebido de ente governamental como parte de programa. No caso das transações ou eventos previstos para ocorrer no futuro não dão origem, por si só, ao surgimento de ativos. Desse modo, por exemplo, a intenção de adquirir estoques não atende, por si só, à definição de ativo, não podemos afirmar que isso dará certo para gerar o ativo.
De modo semelhante, a ausência de gasto relacionado não impede que um item satisfaça à definição de ativo e se qualifique para reconhecimento no balanço patrimonial. Podemos tomar como exemplo, itens quem foram doados à