PRONOME
Veremos neste estudo de sintaxe de colocação pronominal, com a utilização e demonstração dos usos da próclise da mesóclise e da ênclise ao seu tempo de acordo a obrigatoriedade, trazendo as formas de utilização de maneira clara e explicativa destas em relação à norma culta, com exposição de exemplos, dando ênfase aos pronomes nas frases aqui expostas, mostrando também curiosidades a respeito das diferenças a este respeito quando ao português brasileiro e o de Portugal, isto para um melhor entendimento do leitor, que busca enriquecer seus conhecimentos sobre o conteúdo já mencionado.
1.0 Caracterização de Pronomes.
Pronome é a palavra que:
1.1 Semanticamente – é praticamente vazia e significado, mas remete a quem fala, a quem ouve ou a um assunto que se desenvolve;
1.2. Morfologicamente – é variável, apresentando flexão de gênero, e numero e de pessoa;
1.3. Sintaticamente – podem desempenhar qualquer função e substantivo (porque substitui substantivos) ou e adjetivo (porque pode acompanhar um substantivo).
1.4 Pronomes pessoal Caracterização. O pronome pessoal refere-se diretamente a uma das pessoas do discurso, podendo em numero se classificar em singular e plural.
1.5 No singular divide-se em 1º, 2° e 3º pessoa, no caso reto eu, tu, ele, ela e nos casos oblíquos átonos me, te, se, / o, a, lhe e oblíquos tônicos em: mim, comigo, ti, contigo, si, consigo/ ele, ela.
1.6 No plural divide-se em 1º, 2º, 3º, pessoa, no caso reto nos, vos, eles, elas e nos casos oblíquos átonos nos, vos, se / os, as, lhes e oblíquos tônicos em: nós, conosco, vós, convosco, si, consigo/ eles, elas.
2.0 Colocações dos pronomes átonos oblíquos
O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo: antes (próclise), no meio (mesóclise) e depois (ênclise).
Exemplo de próclise: Nunca o vi mais gordo.
Exemplo de mesóclise: Vê-lo-ei amanhã.
Exemplo de ênclise: Vejo-o amanhã.
2.1 Casos obrigatórios de