Poka-Yoke
Grupo
Gabriel Soares
Jessica Ramos
Nicholas Kelvin
Pathe Mariano
Rebeca Jeanine
POKA- YOKE
Poka-Yoke é uma das ferramentas mais antigas e utilizadas no mundo da qualidade. É um termo japonês que significa “prevenir erros” e foi desenvolvido por Shigeo
Shingo (Engenheiro mecânico considerado um “gênio da engenharia”, revolucionou as práticas de produção devido às diversas contribuições nessa área) idealizou está técnica inicialmente, mas com passar dos tempos á mesma passou por inúmeras modificações e adaptações. Esse Sistema destacou-se no Sistema Toyota de Produção que é um conjunto de sistemas e procedimentos na fabricação, sempre pensando em reduzir os custos de produção, investimentos, máquinas, ferramentas, para produzir um carro que seja competitivo em qualidade e preço.
O Poka-Yoke é um dispositivo destinado a impedir que erros ocorram e, se o erro não puder ser evitado, detecta-lo e identificar a causa evitando a ocorrência de defeitos em processos de fabricação e/ou na utilização d
e produtos. Esta diretamente
ligado a indústrias e a ação humana, pois durante um processo industrial que utilize mão de obra humana, devemos contar com diversos fatores de riscos, exemplo:
Falta de atenção;
Falta de conhecimento;
Erro proposital.
Segundo SHINGO, inspeção sucessiva, auto inspeção e inspeção da fonte podem ser alcançadas através do uso de métodos Poka-Yoke, possibilitando a inspeção 100% através de controle físico ou mecânico. Existem duas funções que podem ser usadas pra corrigir erros:
Método de Controle: é aquele que paralisa a produção para evitar ocorrência de erros e defeitos, é o dispositivo corretivo mais poderoso por paralisar o processo até que a condição causadora do defeito tenha sido corrigida. O método controle pode ser divido em três tipos:
Método de contato: identifica os defeitos em virtude da existência ou não de contato entre o dispositivo e alguma
característica