pronome
É uma experiência particular e subjetiva, a partir da emoção podemos fazer uma interpretação subjetiva dos fatos, pois as emoções são respostas singulares e não comuns, não contemplam igualdade em todos diante da mesma situação, sendo considerada componente cognitivo, pois é uma experiência subjetiva consciente.
O componente comportamental é acionado a partir das avaliações cognitivas que também acionam comportamentos fisiológicos acompanhando a estimulação corporal.
6- Defina as principais teorias da emoção? Faça uma reflexão sobre elas e opine sobre seus conceitos.
Teoria de James-Lange – Permanece influente até hoje, A experiência consciente da emoção resulta da percepção que se tem de uma estimulação autônoma, realça os determinantes fisiológicos da emoção. As reações fisiológicas diante de determinadas situações é que definirão a emoção. Teoria de Cannon-Bard – Discorda da teoria de James-Lange. Nos diz que pode existir excitação fisiológica sem que haja a experiência da emoção, como exemplo, exercitar-se vigorosamente e que as modificações viscerais são demasiadas lentas para que precedam a experiência consciente da emoção. Para eles a emoção ocorre quando o tálamo envia sinais simultâneos ao córtex, criando a experiência consciente da emoção e ao sistema autônomo, criando a estimulação visceral.
Teoria dos Dois Fatores de Schachter- Nos diz que a experiência da emoção depende de dois fatores: Estimulação autônoma e interpretação cognitiva da referida estimulação. Propõe que quando aparece a estimulação visceral, procura-se a explicação no ambiente, portanto concorda com a teoria de James-Lange. Concorda também, como nos apresenta a teoria de Cannon-Bard, de que as diferentes emoções produzem padrões de estimulação indiferenciáveis.
Teorias Evolucionistas da Emoção- Fundamentada a partir das ideias de Charles Darwin sobre a evolução e sobrevivência da espécie, que