Projovem Bom jesus
Professores:
Marbene Marquez.
Thiago Mota
Thiago Tavares
Thiego Santos
A turma do Pro- jovem campo Saberes da Terra do município de Laranjeiras abrange três povoados: Bom Jesus, Pedra Branca e Mossuca.
O perfil dos alunos da turma é composto 7 diferentes vertentes:
1º. Trabalhadores temporários - 3 alunos dessa turma trabalham no corte da cana, esse trabalho é em certas épocas do ano, onde eles são deslocados de seu povoado para os locais de trabalho, que ao final do dia eles recebem o salário relativo as horas de trabalhos.
2º. Donas de casa – A turma de Bom Jesus é com predominância de mulheres, e nesse grupo, a maioria são donas de casas, onde elas cuidam da casa e dos filhos, muitas mães levam seus filhos para o colégio pelo fato de não terem onde deixar seus filhos.
3º. Dona de estabelecimento comercial: Uma aluna trabalha nesse setor, ela possui uma boutique de vendas de roupas, certos dias ela viaja para outros estados com o intuito de repor o estoque da sua loja.
4º. Agricultores de subsistência: Três alunos trabalham com esse tipo de cultura, eles têm um pedaço de terra no quintal de sua casa plantam para o próprio consumo, o excedente é vendidos em feiras livres.
5º. Alunos em processo de alfabetização – três alunos da turma estão nesse processo, o aproveitamento deles são ótimos, eles estão aceitando a condição e querem realmente aprender a ler, mas sabem escrever.
6º. Trabalhadores Assalariados mensais – Três alunos são trabalhadores assalariados, onde eles recebem mensalmente o seu salário, sendo que dois deles se deslocam para Aracaju para trabalharem.
7º. Desempregados – Esses alunos não tiveram oportunidades pelo fato de serem muito jovens (18 – 20 anos), por não terem experiência profissional, moram com os pais e não tem nenhuma expectativa para o futuro, a maioria são mulheres.
A questão de como eles se organização se dar da seguinte forma:
No povoado tem uma associação de