Projeções cartográficas
A cartografia é uma ciência que tem como objetivo a representação gráfica da superfície terrestre e, por fim, a confecção e estudo dos mapas. Em um mapa pode ser utilizados diversos métodos para representar a superfície terrestre em um plano. Esses métodos são chamados de projeções cartográficas. Existem três tipos principais de projeções:
Cilíndricas:
Cônicas: Azimutais: Como a representação de uma superfície em um plano, não é a mais adequada, ocorrem distorções e deformações na imagem (podem ser em relação às distâncias, às áreas ou aos ângulos e formas). Dessa forma, as projeções podem ser classificadas quanto ao tipo de distorção em três tipos: equidistantes (distâncias são conservadas), conformes (ângulos e formas são conservadas) e equivalentes (proporção entre as áreas é conservada).
-Projeção estereografica:
Uma projeção estereográfica é a representação de uma esfera tridimensional em um plano bidimensional. Uma fotografia pode ser manipulada com software de edição de imagem para ter a aparência de uma esfera. Essa foto é conhecida como uma projeção estereográfica, ou como fotografia de efeito planeta ou de globo. A melhor forma de criar uma foto planetária é usar uma imagem panorâmica com uma proporção de 2:1 (duas vezes mais largo que alto). Uma objetiva que tenha um amplo campo de visão, tal como a olho de peixe, permite que se capture a cena em poucas fotografias, o que torna mais fácil montar o panorama. Uma projeção estereográfica pode ser feita a partir de uma foto convencional, com uma objetiva normal.
Em cartografia, a projeção estereográfica resulta da projeção geométrica de pontos da superfície da Terra sobre um plano tangente a ela, a partir de um ponto de origem situado na posição diametralmente oposta ao ponto de tangência. Esta projeção é também chamada de azimutal ortomorfa.
A escala em uma projeção estereográfica aumenta com a distância do ponto de tangência, porém mais lentamente