Projeções Cartográficas
Projeção de Robinson: É uma projeção não conforme e não equivalente. É uma projeção cilíndrica afilática. É classificada como cilíndrica, pois a sua elaboração ocorre como se envolvesse o globo terrestre em torno de um cilindro.
Projeção de Mercator: *Tal como em todas as projeções cilíndricas, os meridianos e paralelos são representados por segmentos de reta perpendiculares entre si, e os meridianos são paralelos.
*Na projeção de Mercator, as linhas que, à superfície da Terra, fazem um ângulo constante com os meridianos são representadas por segmento de reta.
*Procura traçar um mapa de toda a superfície terrestre.
Projeção Descontínua de Goode:
* Tipo cilíndrico e caracterizada por apresentar um mapa-múndi visivelmente deformado em função de “cortes” existentes em áreas oceânicas.
*Muito utilizado para a produção de mapas temáticos concernentes a fenômenos estritamente terrestres, como a distribuição de indústrias e a distribuição das grandes cidades pelo mundo.
*Impossível de se calcular a distancia intercontinentais e representar áreas oceânicas e polares, bem como visualizar toda a massa terrestre em conjunto.
Projeção de Peters:
* É uma projeção cilíndrica tangente aos polos, parecida com a de Mercator, mas com a diferença fundamental de representar, o mais próximo possível da realidade, a proporção de tamanho entre os continentes sem se preocupar com a equivalência das distâncias.
*Contra o conceito Euro centrista.
* Na projeção de Peters os paralelos estão separados a intervalos crescentes desde os pólos até o Equador e, por isso, os continentes situados entre os paralelos 60º norte e sul apresentam uma deformação (alongamento) no sentido norte-sul, sendo que os continentes que se situam em uma latitude elevada apresentam um achatamento no sentido norte-sul e um alongamento proposital no sentido leste-oeste.
Projeção de Mollweide:
* Muito utilizada para a elaboração de mapas-múndi atualmente.
*