Projeções Cartográficas
No caso da projeto de uma esfera sobre um cilindro tangente ao seu equador ou secante em dois paralelos de mesma latitude absoluta (a projeção cilíndrica equatorial), os meridianos e paralelos são representados por linhas retas paralelas, fazendo um ângulo de noventa graus entre si, sendo a distância entre meridianos constante.
Caso o cilindro esteja em uma posição horizontal, ou seja, seu eixo seja perpendicular ao eixo de rotação da Terra, a projeção é a projeção cilíndrica transversa. Um caso importante a projeção cilíndrica transversa é a projeção Universal Transversa de Mercator, em que um cilindro transverso e secante ao elipsoide é usado para projetar a Terra em uma projeção conforme.
Caso o cilindro esteja em outra posição, ou seja, formando um ângulo entre 0 e 90 graus em relação ao eixo de rotação da Terra, a projeção é a projeção cilíndrica oblíqua.
Projeção Cônica É um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo, ou em que o cone intercepta a esfera em dois paralelos.
Por essa projeção, obtém-se mapas ou cartas com meridianos formando uma rede de linhas retas, que convergem para um ponto, e paralelos constituindo círculos concêntricos que têm este ponto como centro. Um dos pólos (e, eventualmente, o outro) é representado por este ponto de