Projeção
Projeção reduz a ansiedade por permitir a expressão de impulsos inconscientes, indesejados ou não ele trabalha. Um exemplo deste comportamento pode ser o indivíduo fracassar e colocar a culpa em outro individuo. Mas nem toda projeção é defensiva, muitas vezes ela pode estar relacionada com o que o individuo vive.
Ela pode estar tanto a serviço da defesa do ego contra conteúdos inconscientes censurados pelo superego , como pode estar a serviço do conhecimento. Este mecanismo é também chamado de "Projeção Freudiana”.
Regressão
Pode-se dizer que a regressão é um nível de desenvolvimento ou modo de expressão menos complexo. A regressão tem como “objetivo” aliviar a ansiedade e fazer com que pensamentos reais se desviem para os anos passados fazendo com que o individuo sinta alívio da tensão e da ansiedade.
Segundo Anna Freud na regressão as pessoas passam a agir com comportamentos de estágios anteriores, fogem de sua realidade, da fase em que se encontram. Como exemplo uma pessoa que esta fixada em sua fase oral do desenvolvimento psicossexual, o mesmo poderá passar a fumar ou comer compulsivamente para esquivar do problema. Também podemos usar Linus, personagem da estória em quadrinhos Charlie Brown, que agarra seu cobertor quando esta com algum problema e assim volta a sua fase de bebe, onde se sente mais seguro. A regressão é um modo de defesa bastante primitivo e, embora reduza a tensão, freqüentemente deixa sem solução a fonte de ansiedade original.
Formação Reativa: Este mecanismo substitui o desejo real por sentimentos e comportamentos opostos, ela é desenvolvida principalmente na infância, quando a criança faz coisas opostas a sua realidade para suprir a sua insatisfação em algo.
A formação reativa tem alguns efeitos colaterais, que podem prejudicar o individuo, como suas características de rigidez e extravagância que tudo aquilo que seja negado, irá se ocultar ainda mais.
Como exemplo, alguns pais podem ter superproteção sob