trabalho de cultura e sociedade
1-Essa parábola tem relação com o tema estudado: “o conhecimento e seus diversos aspectos”? Argumente sua resposta.
Sim. Mesclam-se, neste exemplo, dois tipos de conhecimento: o primeiro, vulgar ou popular, geralmente típico do camponês, transmitido de geração para geração por meio da educação informal e baseado em imitação e experiência pessoal; portanto, empírico e desprovido de conhecimento; o segundo já é científico, é transmitido por intermédio de treinamento apropriado, sendo um conhecimento obtido de modo racional, conduzido por meio de procedimentos científicos. Visa explicar "por que" e "como" os fenômenos ocorrem, na tentativa de evidenciar os fatos que estão correlacionados, numa visão mais globalizante do que a relacionada com um simples fato.
2-Qual o “lugar” ocupado pelo conhecimento científico na parábola do espelho?
O lugar ocupado pelo conhecimento cientifico na parábola é o do professor curioso por saberes diferentes. Onde em uma reunião ele pode presenciar um exemplo de crença popular, a de cobrir o espelho com uma toalha quando esta trovejando. Ele não conseguia imaginar o que num espelho poderia atrair raios e, muito menos, como uma toalha poderia impedir que o espelho atraísse raios. Então ele junto com a população da comunidade descobrirão que na tinta que vai atrás do espelho tem nitrato de prata que é o mesmo material que tem no para-raios, um informação que o professor não sabia.
3-A forma de ensino valorizada na parábola do espelho permite conhecer a realidade para além da percepção sensorial imediata?
Sim, Pois o professor acabou descobrindo uma crença nova é uma informação desconhecida a respeito do nitrato de prata que tem na tinta do espelho. Enquanto a população descobriu que a pequena quantidade de nitrato de prata na tinta do espelho era muito pouco para, de fato, atrair algum raio.
4- Qual o “lugar” ocupado pelo conhecimento popular na parábola do espelho?
O lugar ocupado pelo conhecimento