Projeção
ELEMENTOS DIVERSOS
A execução de modelos que apresentam furos, rasgos, espigas, canais, partes arredondadas, etc., requer a determinação do centro desses elementos. Em desenho técnico, a linha para determinar o centro desses elementos é a
LINHA DE CENTRO (representada por linha estreita de traço e ponto)
1
Linha de centro
Exemplo 1:
Modelo prismático com dois rasgos paralelos com um furo passante
Representação em perspectiva.
Representação em 3 vistas.
Linhas de centro
No desenho técnico deste modelo, é necessário determinar a linha de centro do furo.
Observe que a linha de centro aparece nas três vistas do desenho.
2
Exemplo 2:
Modelo prismático com partes arredondadas e três furos passantes.
Furos horizontais
Furo vertical
Representação em perspectiva.
Representação em 3 vistas.
Observe:
Vista frontal: Os contornos das partes arredondadas são representados, nas vistas ortogonais pela linha para arestas e contornos visíveis (contínua grossa).
As projeções dos furos horizontais coincidem. Para determinar o centro dos furos, utiliza-se linhas de centro. Não se vê o furo vertical, por isso ele é representado por linha tracejada.
Vista Superior: O furo vertical é o único visível e o seu centro é indicado por duas linhas de centro que se cruzam.Os dois furos horizontais são indicados por linha tracejada, pois, não estão visíveis e os seus centros são indicados por linhas de centro.
Vista Lateral: Os furos não ficam visíveis, portanto, todos ficam representados por linha tracejada.As linhas de centro que aparecem determinam os centros dos três furos.
3
Exemplo 3:
Aplicação de linha de centro em um modelo com elemento cilíndrico
4
Os centros de elementos paralelos e oblíquos também devem ser indicados pela linha de centro, para possibilitar a correta execução do modelo.
Exemplo 4:
Elemento oblíquo
Exemplo 4:
Elemento paralelo
5
PROJEÇÃO