Projetos e Praticas em Ação Pedagogica
Pedagogia dos Projetos de Trabalho
“Práticas Pedagógicas em Segurança e Saúde do Trabalhador: a Pedagogia dos Projetos de Trabalho”
Esta linha de atuação adota a proposta didático-pedagógica que lhe dá o título, a qual se acha descrita no documento denominado “Formação continuada de profissionais em SST: termo de referência e pré-proposta de trabalho”, de Maria do Rosário Sampaio (2004), cujo conhecimento se constitui em pré-requisito para a realização de cursos segundo a referida proposta. Suas idéias básicas são apresentadas a seguir.
Projeto: Práticas Pedagógicas em Segurança e Saúde do Trabalhador: a Pedagogia dos Projetos de Trabalho
Justificativa “Práticas pedagógicas em saúde e segurança do trabalhador: a pedagogia dos projetos de trabalho” é uma proposta metodológica cujo objetivo é demonstrar a capacidade transformadora da educação em sua modalidade não formal, condicionando-a à existência de projetos de trabalho que facilitem a sua prática. Reconhece-se, aqui, que a materialidade qualitativa da educação não formal – qualquer que seja o seu campo de ação – exige tanto ou mais requisitos que o ensino formal, mesmo se sabendo de suas reais limitações ou das potencialidades de sua essência implicadas em seus participantes já atuantes no mundo.
Há muito são feitas indagações sobre os reais impactos e significados da educação em SST: quais mudanças no campo de SST poderiam ser creditadas ao processo educativo? Qual o seu significado para os envolvidos na ação? Haveria procedimento capaz de apreender resultados de algo tão abstrato em si mesmo? Tentando responder a tais questões, formula-se este projeto de atividade dirigido às ações educativas “não formais” da área de