Projeto e Prática de Ação Pedagógica
PROJETO E PRÁTICA DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Aluno:
Patricia Dimitrof Sant’anna Nicolau RA 0916976
Polo
Mogi das Cruzes-SP
2013
INTRODUÇÃO
Justificativa Este projeto originou-se pelo fato de que a maioria dos alunos do Ensino Fundamental já terem de alguma forma participado ou presenciado bullying, sendo este um problema cada vez mais recorrente em nossa complexa sociedade moderna.
Situação Problema Ao perceberem as diferenças de raça, cor, situação socioeconômica etc, os alunos do Ensino Fundamental I começam a excluir ou maltratar colegas sem razões aparentes. Este comportamento acompanhado de violência física e psicológica podem gerar traumas na vítima, caso não haja intervenção no quadro.
Público Alvo Alunos do 5o ano do Ensino Fundamental I.
Objetivos Levar os alunos do 5o ano do Ensino Fundamental I a compreenderem a si mesmos e suas atitudes perante seus colegas, para que percebam que o bullying não só é inapropriado, mas também prejudicial. A conscientização de e o autoconhecimento são partes essenciais para que o bullying desapareça de nossas escolas.
EMBASAMENTO TEÓRICO
Ao observarmos alunos do 5o ano e suas interações e relacionamentos, podemos constatar que o bullying existe de uma maneira diferenciada das dos alunos dos anos anteriores. De acordo com Cleo Fante (2005, p. 65)
... os maus-tratos começam a ser maquiados ou disfarçados, tornando-se mais difíceis de identificar, uma fez que se desenvolvem, basicamente, por meio de linguagem não-verbalizada, ou seja, da linguagem visual, gestual e corporal. Ameaças, apelidos, difamações, discriminações, ofensas, furtos, abusos sexuais e, especialmente, indução aos maus-tratos e à exclusão do grupo são as condutas mais incidentes. É no exterior da escola que as ameaças se cumprem, sendo a hora da saída o momento dos “acertos de conta”, em que os