Projetos para inclusão
Tutor:Natalie
Professor Formador:Daniela
"Roteiro para Elaboração de Projeto – Parte 1"
Apresentação:
A E.M.E.F.”Jornalista Gavino Virdes” é uma escola localizada no centro da cidade, de ensino fundamental do 1º ao 5º ano, e recebe alunos das fazendas, do Horto Guarani ( assentamento de sem-terras) e da cidade.
Não temos muitos problemas de indisciplina e de alunos de baixa renda. Todos os alunos que necessitam e são assíduos recebem Bolsa –Família, ajuda da assistente-social, material escolar e uniformes da prefeitura.
A escola está adaptada para receber alunos com NEE, fez rampas em todas as salas e portas, compramos o computador para adaptar, talher, engrossador de lápis, mesinha para colocar na cadeira de rodas, cadeira de banho e temos cadeira de rodas.
As turmas são boas e temos pouca repetência na escola. Contamos sempre com o apoio da Direção e Coordenação e somos atendidos nas nossas necessidades sempre que possível.
De acordo com o PPP, a escola atende ao princípio inclusivo, de modo que procura por meio deste oferecer subsídios para atender as necessidades educacionais dos educandos, respeitando suas individualidades e a diversidade no contexto educacional. Nesta perspectiva, as mudanças estruturais da escola juntamente com as mudanças de atitudes e práticas, contribuem para efetivação da educação inclusiva.
Justificativa:
Desejamos realizar uma intervenção pedagógica através de projetos porque eles são desafiantes e apresentam uma aprendizagem significativa para os alunos, todos podem participar ativamente da elaboração de suas etapas opinando e colaborando para o produto final.
Os projetos são seqüências didáticas que proporcionam aos alunos uma reflexão coletiva e através deles podemos promover ações e interações voltadas exclusivamente para a inclusão.
Público-Alvo:
O projeto será desenvolvido em classes comuns do 2º ano C e D.
O 2º ano C conta atualmente com a presença de