projeto de inclusao
ESCOLA: E.M.E.F SEVERINO TRAVI
ENDEREÇO: Rua José Pedroso Velho 311, Distrito industrial, Canela/Rio Grande do Sul
TELEFONE: (54) 3282-3435
MODALIDADE DE ENSINO: Ensino Fundamental/ Turno integral
Carga horária: Dois meses
Responsável pelo Projeto: Diretora Miriam Elena Willrich de Moura
Temática: Respeito às diferenças – Inclusão Social
Introdução: O ser humano tende a afastar tudo o que é (ou parece) complicado, Morin prega que se faça com urgência uma modificação nessa forma de pensar. “Só assim vamos compreender que a simplificação não exprime a unidade e a diversidade presente no todo”.
Justificativa: Sabemos que a escola precisa cada vez mais reunir esforços em busca de um ensino que envolva a questão de inclusão social, pois vivemos no momento transitório de uma cultura discriminatória, preconceituosa, para uma cultura inclusiva e essa transição não ocorre de forma tranquila.
Sendo assim, a escola necessita de profissionais comprometidos que atue de forma interdisciplinar e coletiva envolvendo outros espaços e outros públicos para trabalhar a questão da diversidade que está presente no espaço escolar e na sociedade. “Ninguém nasce solidário, a solidariedade se aprende e a escola é um dos lugares onde essa ideia deve ser trabalhada”. (Frei Beto)
Objetivo Geral: Esse projeto tem como objetivo maior, garantir o processo de uma sociedade mais justa, mais solidária, onde a dor do outro seja também a nossa dor, onde as pessoas compreendam que somos seres sociais e as nossas vidas estão vinculadas umas as outras.
Objetivos específicos:
Ampliar universo expressivo das crianças, oportunizando o acesso às linguagens artísticas da música, de artes cênicas e de artes visuais;
Associar o trabalho com tais linguagens ao trabalho com literatura infantil, oportunizando desenvolvimento de leitura e de escrita;
Estimular a criatividade dos alunos e suas percepções quanto à lateralidade e associações com o mundo ao seu