PROJETOS DE TRABALHO
ADAPTAÇÃO
Neste berçário a partir de 1º de fevereiro se estará realizando a adaptação de várias crianças, quer seja por estar vinda pela primeira vez, retornando das férias ou dos polos de final de ano a unidade escolar.
Como este período é um momento de transição será necessário criar vínculos afetivos e de confiança entre educadores/crianças/famílias/unidade escolar. Por isso ocorrerão horários diferenciados de permanência dos “pequeninos” na escola visando exclusivamente acolher com tranquilidade, carinho e segurança a todos. Porém, a evolução de cada criança ao ambiente e aos educadores será o ponto de referência que “marcará” se a adaptação se concretizou ou não.
OBJETIVOS GERAIS: - Desenvolver a integração entre as crianças na creche, os educadores e a sua turma utilizando como fator preponderante um ambiente alegre e acolhedor com músicas, brincadeiras e brinquedos.
- Proporcionar momentos significativos em que o gesto, o olhar, o carinho, o toque, a atenção e, principalmente, o tom de voz criem um vínculo maior entre os atores da ação educativa.
- Planejar e organizar a rotina diária, no qual, regras e (re) conhecimento do espaço devam estar atrelados ao cuidar/brincar/educar.
-Registrar e avaliar ações e desenvolvimento dos educando visando a reflexão crítica da prática pedagógica para a formação em serviço e possibilitando, também, a projeção de metodologias, recursos e metas.
DESENVOLVIMENTO: Inúmeras atividades estarão sendo desenvolvidas para se atingir os objetivos gerais propostos para este projeto. Haja vista que, estes momentos de adaptação se realizam durante todo o ano letivo. Entre estas ações estarão: brincadeiras de casinha, brincar de carrinhos, bolas, encaixes, velotrol, cavalinho de balanço, banho de sol, atividades com músicas, danças, confecção de máscaras, teatrinho, hora do conto, jogos orais de exploração do espaço, integração com as famílias, “rodinhas” para