Projetos de pesquisa
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
ALESSANDRA R.A:
FRANCISCA SOARES DE ARAUJO R.A: 177800
IARA LÉIA AGUIAR ALMEIDA R.A: 182400
MARIANA MELO MACHADO R.A:
THUANY CRISTINA DA SILVA L. DE SOUZA R.A: 176140.
DE BEM COM A VIDA NA MELHOR IDADE:
QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO NO MUNICIPIO DE CAXIAS NO BAIRRO BACURI.
CAXIAS-MA
SETEMBRO/2012
1. INTRODUÇÃO
Atualmente a população idosa vem crescendo no Brasil devida a expectativa de vida ter aumentado, com as reformulação das políticas e a melhoria ao acesso das mesmas, sendo que o bem-estar do idoso está relacionada com as condições do seu modo de viver no meio social e familiar, onde deve existir um mínimo de condições para eles desenvolverem suas potencialidades como lazer, cultura, liberdade e auto-estima.
Conforme o Estatuto do Idoso e a Política de Assistência Social, garantem a sua proteção no Brasil, todos estes conjuntos de leis, políticas, regulamentações fortalecem a melhoria das condições de vida e de cidadania para esta parte da população que necessita de atenção constante e reconhecimento dos seus direitos.
No entanto com tantos avanços ainda existe dificuldades, preconceitos até mesmo da própria família em inserir os idosos em projetos sociais, enquanto o respeito deve iniciar dentro do seu ambiente familiar.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3. PROBLEMA DA PESQUISA
Qual a perspectiva de vida do idoso sem sua inserção em um grupo de convívio social?
4. OBJETIVOS
Geral
Proporcionar ao idoso dentro do grupo de convivência a integração social possibilitando sua independência e realizando experiências de suas capacidades pessoais.
Específicos
➢ Elevar autoestima dos idosos através de atividades realizadas em um espaço físico especifica.
➢ Comparar que o idoso que participam de grupos de convivência tem melhor qualidade de vida do que os que não participam.