Projetos de pesquisa
Autor: Patricia Lima Costa
Curso: Educação Especial e Educação Inclusiva
Tema / Delimitação do Tema: Inclusão escolar
Problematização:
Tendo em vista que muitas escolas e profissionais da educação ainda consideram tal assunto algo obscuro e abstrato que ainda não conseguem se relacionar de forma adequada com o tema inclusão. Diante dessa novidade, a escola não pode continuar ignorando o que acontece ao seu redor, anulando e marginalizando as diferenças nos processos por meio dos quais, forma e instrui os alunos. E muito menos desconhecer. Contudo há a necessidade de buscar novas metodologias e mais recursos para que possamos nos preparar tanto fisicamente quanto em cursos de capacitação para que possamos nos adequar para receber melhor os alunos com deficiência.
Justificativa:
A escolha de tal tema torna-se preponderante com o processo de inclusão escolar e pelo ideal de uma nova escola para todos, o que proporciona um novo rumo às expectativas educacionais para o aluno com deficiência. Para tanto, urge a necessidade de mudança de postura do educador e das escolas frente a essa questão, a fim de possibilitar uma inclusão efetiva desses educandos.
Objetivos:
Conscientizar aos educadores e profissionais da educação à respeito da inclusão do por quê e de como fazê-la.
Definir a educação inclusiva dentro do âmbito escolar.
Destacar os pontos positivos na inclusão de alunos com deficiência.
Fundamentação teórica :
Desde os primórdios da humanidade existe a preocupação das sociedades com seus membros mais vulneráveis. No Brasil a preocupação com o atendimento educacional às pessoas com deficiências existe desde o império. Desde então muitas mudanças foram feitas para atender as pessoas com deficiência.
Em meados dos anos setenta a escola adotava o modelo de integração, ou seja, só aceitava aquelas pessoas que fossem capazes de acompanhar o ritmo de aprendizagem da maioria dos alunos.