Projetos de pesquisa - métodos e técnicas de pesquisa
O Projeto de Pesquisa constitui-se de partes para organizá-lo que devem ser seguidas. São elas:
Introdução e escolha do tema: Aqui deve-se escolher o assunto e os problemas a serem debatidos durante a pesquisa. Deve-se abordar de forma clara os objetivos da pesquisa para com o leitor, e o assunto deve-se relacionar com a área em que o pesquisador está visando na carreira profissional. A escolha do tema também segue as regras de parâmetros de originalidade, relevância acadêmica, e disponibilidade de recursos para a pesquisa.
Revisão Bibliográfica: Parte em que o pesquisador deve-se aprofundar nas escolhas dos materiais bibliográficos a serem utilizados na pesquisa. Escolher entre as obras de suma importância na pesquisa, servindo de apoio, ou para rebatê-las contradizendo-as.
Objetivos: Abordagem da pretensão do estudo de pesquisa. Os verbos utilizados para reger os objetivos são: Gerais (identificar, levantar, descrever) e os que aprofundam os objetivos gerais, os Específicos (classificar, aplicar, exemplificar).
Justificativa: Na justificativa nos indagamos o porquê de se realizar tal pesquisa. Os motivos para a mesma e a relevância dela no mundo acadêmico/social. Quais os benefícios que ela trará para a comunidade e o que ira acrescentar na bibliografia ou tema da área. Além de se verificar a originalidade do projeto e a viabilidade de recursos para o mesmo.
Metodologia: O “como fazer” e “com o que fazer”. Dinâmica do processo de construção da pesquisa, seus meios, suas ferramentas, a técnica de análise do material bibliográfico, o tipo da pesquisa (qualitativa, quantitativa etc.). Na metodologia se aplica a ação, o conteúdo programando e a maneira de como trabalhar com ele para a resolução de um problema.
Cronograma: o cronograma e a parte final do planejamento do projeto de pesquisa. Consiste em estabelecer uma duração e organização de tempo para a pesquisa. Contudo torna mais