Projetos de intervenção
PROJETO DE INTERVENÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS ALUNOS DO CIN II E III (2º e 3º) :“CANTANDO E BRICANDO TAMBÉM SE APRENDE”!
professora Urania Brandão aplicando atividade do projeto na turma do CIN III (3ºano)
Escola Iolanda Pires
Coordenação Pedagógica: Márcia Cruz e Alaíse Diniz
Projeto de Intervenção Pedagógica na Alfabetização
Tema: Brincando e Cantando também se aprende
Clientela: Professores e alunos das turmas de CIN – Ciclo da Infância – Fases: I, II, III (1º, 2º e 3º) e CPA I ( não alfabetizado) anos do Ensino Fundamental
Período de desenvolvimento: um trimestre (de 15 de março a 15 de junho) de 2010
Áreas envolvidas: Expressão, Ciências Sociais, Ciências da Natureza e Matemática
1. TEMA: “CANTANDO E BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE”!
2. EIXO TEMÁTICO: Pluralidade Cultural
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA /JUSTIFICATIVA:
A criança vive mergulhada num ambiente sonoro. Ainda bebê, brinca com os sons. A sua comunicação é lúdica. À medida que se vai socializando, vai interiorizando a língua de seu povo. Além das palavras, evidencia também a sua entonação, melodia, sotaque, ritmo, sentido. “O que a linguagem poética faz é essencialmente jogar com as palavras. Ordena-as de maneira harmoniosa, e injeta mistério em cada uma delas, de modo tal que cada imagem passa a encerrar a solução de um enigma” (HUIZINGA, 1990, p.149).
As cantigas de roda são poesias e poemas cantados em que a linguagem verbal (o texto), a música (o som), a coreografia (o movimento) e o jogo cênico (a representação) se fundem numa única atividade lúdica (MARTINS, 2003). Introduzidas nas escolas no Brasil pelos povos colonizadores, principalmente pelos povos portugueses, todas as cantigas de roda foram modificadas e adaptadas pelas crianças para cada contexto brasileiro.
Percebe-se então a força da tradição oral. Em cada contexto o universo da criança dispõe de um