Projetos de Intervenção, um para a Educação Infantil e o outro para os Anos Iniciais.
Equipe: Anderson Benta Pinto, Daniela Medeiros de Oliveira, Edmara dos Santos Patrício e Silmara Agostinho Medeiros.
Disciplina: História da Educação
Professora: Viviane Poyer
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
Com o movimento de reconstrução educacional, foram discutidos os problemas que envolviam a educação no Brasil e com isso, se pensou na criação de um sistema de organização escolar, que alcançasse as necessidades modernas do país. Surgiram novas ideias para a reforma e renovação da educação, derrubando alguns métodos da escola tradicional, tendo em vista a diversidade e pluralidade das forças sociais que cooperam na obra da civilização.
Com isso, a Escola Nova propunha uma instituição de ensino única e gratuita para todos, na qual o estado o subsidiaria. Além de uma instrução voltada para a preparação do educando ao mercado de trabalho, através da qualificação profissional e de uma proposta de uma escola igualitária, onde não haveria distinção de classes. Propôs o uso de quaisquer materiais como podendo ser didáticos, busca explorar, em sentido didático, o professor como o mediador do processo ensino-aprendizagem com novas ideais de educação, se propõe a fim de servir não aos interesses de classes, mas aos interesses do indivíduo, rompendo a barreira de uma educação bancária, ou seja, dos exercícios de “decoreba” a ser um ensino voltada à ação, ao concreto.
No entanto, não cabe às universidades, através dos cursos de licenciatura, deixar de lado e passar a ser mais humanista e prática. É de extremo interesse do poder público dar condições de trabalho aos professores para que esses possam pôr em prática, de modo eficaz, sua didática e seus conhecimentos, enquanto mediador do processo ensino-aprendizagem.
O manifesto dos pioneiros da educação tem como um dos objetivos