Projeto a escola é minha cara
Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação dos alunos, tanto no sentido físico, bem como no sentido moral e ético, pois acreditamos que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na Educação Fundamental.
2- Público Alvo
Este projeto é destinado aos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e EJA, aos professores, e demais funcionários da escola, bem como a toda comunidade escolar.
3- Duração
Este projeto tem a duração de 2 bimestres.
4-Justificativa: Vivemos na escola inúmeras experiências que podem desenvolver a construção de capacidades relacionadas ao saber conviver. “Aprender a ser cidadão e a ser cidadã é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça, não-violência, aprender a usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva. Esses valores e essas atitudes precisam ser aprendidos e desenvolvidos pelos estudantes e, portanto, podem e devem ser ensinados na escola.” (Lodi e Araújo, 2007)
A coexistência de necessidades individuais e coletivas dentro do ambiente escolar nos traz questões fundamentais, que resultam em escolhas que repercutirão na qualidade de nossa convivência coletiva.
No momento atual vivemos uma crise onde o homem deixa de lado seus valores influenciados por uma sociedade individualista envolvidos pela mídia que com seus efeitos, algumas vezes negativos não o deixa livres para refletir em suas ações que deviam nortear de uma forma consciente e equilibrada. É por esta razão que o projeto “ A escola é minha cara” a ser desenvolvido, pretende favorecer possibilidade de construção de uma melhor qualidade de vida dentro da escola. Combatendo a desordem, desorganização, descaso, falta de