PROJETO POLÍTCO PEDAGÓGICO
Ao desenvolvê-lo com um planejamento participativo, onde as pessoas expressam suas experiências, refletem suas ações, reafirmam e atualizam valores, demonstram seus conhecimentos, dão sentido aos seus projetos individuais e coletivos, abrindo possibilidades e propostas de ação. Ele serve para indicar a direção, os rumos da escola. Retrata a cara da escola e sua identidade como é compreendida por OLIVEIRA (1990).
Para a elaboração do Projeto Político Pedagógico é preciso conhecer a realidade que envolve a unidade escolar, precisa ter a participação de toda a comunidade educativa, diretamente ou por representatividade também legítima e democrática. “O projeto da escola depende, sobretudo, da ousadia de seus agentes, da ousadia de cada comunidade escolar em assumir a sua ‘cara’ tanto para dentro, nas menores manifestações de seu cotidiano, quanto para fora, no contexto histórico em que ela se insere”. Moacir Gadotti e José Eustáqio Romão.
O conhecimento e entendimento pelos professores do Projeto político pedagógico são de suma importância, pois ele saberá os aspectos que terá que desenvolver em sala de aula, sua participação no projeto político pedagógico na busca por novos conhecimentos, numa sociedade complexa, como a que vivemos atualmente, contribuem para que possamos obter uma melhor qualidade no ensino, contribuindo para a formação de indivíduos críticos e reflexivos, capazes de utilizar as informações passadas por seus professores para construir um mundo melhor.