Projeto Windows
Podemos listar diversos benefícios com o uso de virtualização e consolidação de servidores, tanto diretos quanto indiretos, são eles:
Rapidez na recuperação de desastres
Desastres em TI podem ser tanto da natureza física quanto lógica. E para recuperar desastres em sistemas virtualizados, basta em média de 15 a 45 minutos, enquanto que no modo tradicional, levariam em média 45 minutos a 2 horas, dependendo da gravidade do desastre para ambos os casos, como por exemplo, ataques externos, arquivos e serviços danificados do sistema, defeito físico de hardware, falta de alimentação do equipamento entre outros.
Consolidação de servidores
A consolidação dos servidores traz flexibilidade permitindo operar múltiplos sistemas operativos em um mesmo hardware físico e o isolamento de aplicações e melhor uso dos recursos do hardware, isolamento de sistemas legados, aproveitamento otimizado da CPU. Para cada funcionalidade ou serviço no ambiente de TI, precisa-se de um servidor dedicado para a tarefa especifica, a consolidação de servidores ajuda a otimizar o ambiente.
Uso eficiente de recursos energéticos
Com a consolidação de servidores, podemos ter alguns servidores rodando dentro de um servidor virtualizado, tendo menor consumo de energia elétrica, menos servidores físicos, menor dissipação de calor, menor demandada no condicionamento por parte dos equipamentos de ar-condicionado.
Redução de custos com espaço físico
Com a técnica de virtualização e consolidação de servidores, reduz-se o espaço físico alocado as máquinas servidoras, fazendo o mesmo trabalho, ajudando o meio ambiente no re-aproveitamento do espaço.
Flexibilidade no gerenciamento
Traz um melhor planejamento para a equipe de TI, tendo mais tempo para as atividades que precisam ser feitas e planejadas com menos tempo para ficar
“apagando incêndios”. Proporciona um ambiente para testes nos dando possibilidades para fazer testes em ambiente idêntico ao original do qual terá
que