Projeto: tempo e comunidade
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS E DA SAÚDE – CCBS
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS
DISCENTE: CLEIDE ARAUJO E TATIANA PONTES-TURMA: A
PROFESSOR: JOSINETE PEREIRA
PROJETO: Tempo Comunidade
JUSTIFICATIVA: O projeto comunidade visa oferecer aos colegas um olhar etnográfico do bairro Rio verde do município de Parauapebas Pará, no sentido de detalhar as histórias vivenciadas pelos pioneiros que habitam o local. A maior relevância deste trabalho é fazer um paralelo do saber teórico estudado com os dados concretos colhido na pesquisa de campo. Outra relevância importante deste trabalho é deixar visível para a comunidade do bairro Rio Verde as transformações ocorridas com o passar dos anos.
OBJETIVO GERAL: • Apresentar uma etnografia do bairro Rio Verde do município de Parauapebas Pará.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: • Realizar um levantamento das atividades desenvolvidas que ajudaram no crescimento econômico do bairro. • Descrever a história do surgimento do bairro. • Apresentar uma visão dos aspectos culturais e sociais do bairro.
DESENVOLVIMENTO: Podemos perceber que a cultura deve ser vista como um todo e principalmente, valorizando a peculiaridade de cada pessoa. Desta forma cada indivíduo pertence a uma cultura independente de ter uma personalidade forte ou fraca. As pessoas com culturas diferentes podem conviver e desenvolver relações entre si, por que a cultura ofereceu regras e normas a serem respeitadas. Em outras palavras a cultura nos dar oportunidade para conviver com as diferenças do próximo e resgatar os valores da humanidade. Todo mundo tem cultura, ninguém é desprovido de cultura, pois cultura não é conhecimento, independente de sua classe social e as particularidades de cada pessoa, todos possuem cultura. Vejamos agora a história do surgimento