Projeto TCC
O assistente social tem seu trabalho integrado no Centro de Saúde devido a importância dos fatores sociais e como estes aspectos integram o sistema de saúde.
Este estudo busca mostrar a importância do Assistente Social na área da saúde, assim como os desafios que ocorrem no dia-a-dia de forma que se garanta o acesso aos direitos sociais dos usuários do serviço de saúde pública.
O estudo tem como base a interdisciplinaridade do campo de saúde que por meio da articulação dos diferentes saberes da prática dos profissionais no dia-a-dia vem demonstrar se este contribui ou não para o melhor atendimento do processo de saúde.
Segundo Iamamoto (2007), o assistente social é um profissional diferenciado dos outros e é por meio dele que os usuários do sistema de saúde podem realizar denúncias quanto a violação de seus direitos. Os assistentes sociais dispõem de um manancial de denúncias sobre a violação de direitos humanos e sociais e, desde que não firam as prescrições éticas do sigilo profissional podem ser difundidas e repassadas aos órgãos de representação e meios de comunicação atribuindo-lhes visibilidade pública na defesa dos direitos […] Por meio da socialização de informações procura-se tornar transparente, aos sujeitos que busca os serviços, as reais implicações de suas demandas — para além das aparências e dos dados imediatos — assim como os meios e condições de ter acesso aos direitos. Nesse sentido, essa abordagem extrapola uma abordagem com um foco exclusivamente individual, ainda que, por vezes, realizada a um único indivíduo — à medida que considera a realidade dos sujeitos como parte de uma coletividade. Impulsiona, assim, também a integração de recursos sociais que forneça retaguarda aos encaminhamentos sociais e a articulação do trabalho com as forças organizadas da sociedade civil, abrindo canais para a articulação do indivíduo com grupos e/ou entidades representativas, capazes de negociar interesses comuns na esfera pública”