projeto social dependentes quimicos
IDENTIFICAÇÃO
Este projeto de intervenção será executado no município de Santo André- SP, uma cidade que possui de acordo com os dados do IBGE 704.942 habitantes, dentre estes aproximadamente 66.000 mil pessoas estão na linha da pobreza, e a maioria de seus habitantes trabalham na informalidade o que fragiliza ainda mais a situação das famílias residentes no município.·.
O problema com as drogas vem aumentando na cidade e trazendo inúmeras preocupações tanto para a área social gerando o tráfico e a violência quanto para a área da saúde.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os principais efeitos nocivos do consumo de substâncias podem ser divididos em quatro categorias. Em primeiro lugar, temos os efeitos crônicos para a saúde. No caso do álcool, isto inclui cirrose do fígado e uma série de outras doenças crônicas; no caso do tabaco fumado sob a forma de cigarro, inclui câncer do pulmão, enfisema e outras doenças crônicas. O consumo de heroína injetável, com a partilha de agulhas, é um vetor importante da transmissão de agentes infecciosos tais como o HIV e os vírus das hepatites B e C em muitos países. Em segundo lugar, temos os efeitos biológicos, agudos ou em curto prazo, da substância sobre a saúde, que incluem principalmente dose excessiva (overdose), para drogas tais como os opióides e o álcool.
Terceiro e quarto lugares efeitos nocivos: problemas sociais graves, tais como separações ou detenções, e problemas sociais crônicos, tais como prejuízos em relação ao trabalho ou ao convívio familiar.
Atualmente o CAPS atende cerca de 700 usuários por mês, a maioria dos atendidos (60%) tem mais de 35 anos, e 75% são homens. O CAPS conta com 25 funcionários sendo dois deles assistentes sociais.
Algumas mudanças ocorreram como: retirada dos usuários das ruas, mudança no estabelecimento de atendimento, agora com maior área e o aumento de