Projeto sobre o dia do indio
JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa promover o desenvolvimento de uma consciência crítica nos alunos, em relação aos índios e sua história, despertar nos mesmos sentimentos que servem para valorizar cada vez mais o índio e sua cultura.
A proposta do projeto é apresentar, além da riqueza cultural,a importância dos índios na história do nosso país.Desta forma, o papel do professor é o de mediador, provocando a novas descobertas e produções.
Baseado no livro de Eunice Dias de Paula et. al., História dos povos indígenas: 500anos de luta no Brasil, Petrópolis - VOZES/ CIMI 1986, entre outras fontes.Alguns historiadores afirmam que antes da chegado dos europeus á América havia aproximadamente 100 milhões de índio no continente. Só em território brasileiro esse número chegava a 05 milhões de nativos aproximadamente.Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco linguístico ao qual pertencia, tupi-guaranis (região do litoral); macro-jê ou tapuias(região do planalto central); aruaques e caraíbas (amazonas).Atualmente calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 indígenas e 170 línguas. Porém muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco, fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.
OBJETIVOS GERAIS:
- Estimular nos alunos o interesse de conhecer a história dos índios;
- Conhecer, analisar os hábitos e costumes indígenas;
- Entender como vivem os índios hoje no Brasil;
- Compreender e valorizar a importância indígena na nossa cultura.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
- Conhecer mais sobre a vida do povo indígena;
- Valorizar seus hábitos e costumes;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Conhecer a história dos índios brasileiros;
- Citar o que é e qual o objetivo da FUNAI.
- Relatar como os índios vivem atualmente no