Projeto sarau na escola
São eventos culturais ou musicais que eram realizados geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontravam para se expressarem ou se manifestarem artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura e teatro. Evento bastante comum no século XIX, que vem sendo redescoberto por seu caráter de inovação, descontração e satisfação. Consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Vem ganhando vulto por meio das promoções dos grêmios estudantis e escolas.
Objetivos do Sarau como trabalho avaliativo da turma de 9° ano:
Levando em consideração o conteúdo pragmático do 9° ano do Ensino Fundamental, o Sarau é uma atividade lúdica que visa incentivar os alunos à leitura e à construção textual. Com o envolvimento de todos os alunos da classe, o Sarau vai exigir de cada um deles: disciplina, leitura, atenção e concentração. Os alunos irão refletir sobre a linguagem, o fazer poético e ampliar os conhecimentos literários, levando esses conhecimentos para outros alunos da escola. Um Sarau apresentado na escola, trabalha a desinibição dos alunos mais reservados, a socialização entre eles, contribuindo para a predominação de um ambiente escolar saudável e democrático.
O desenvolvimento da leitura, da compreensão textual e da produção, tem sido pontos muito focalizados nos trabalhos e estudos no 9° ano em 2010. Os alunos leram no 2° Bimestre a obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis, onde foram avaliados por um seminário. Neste Bimestre estão lendo a obra “Otelo” de Willian Shakespeare. O trabalho proposto com as duas obras literárias tem por objetivo levar o aluno a compreender a construção textual, a intertextualidade entre as duas obras, além de incentivar a leitura e melhorar a construção textual do