Crise no sistema colonial
Apogeu e a crise da América Portuguesa
A economia mineradora
O ouro foi encontrado no Brasil nas regiões correspondentes aos atuais Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. Porém, o local de maior concentração desse metal foi Minas Gerais.
A descoberta de ouro na região onde hoje é Minas Gerais veio em um momento em que Portugal atravessava uma profunda crise financeira. Os gastos com a Restauração de 1640, com a expulsão dos holandeses e a decadência do setor açucareiro, devido à queda dos preços no mercado internacional e da concorrência antilhana, eram as causas dessa crise.
Com a mineração foram criados vários centros urbanos para onde convergiam todo tipo de pessoas: funcionários reais, comerciantes, tropeiros,artesãos, religiosos e profissionais liberais. Criou-se uma classe média, com a possibilidade de mobilidade social.
Inicialmente, os campos de extração do ouro eram pobres e precários. Havia ouro de aluvião ou de faisqueira, retirado do leito dos rios, riachos e lagos, e o ouro de lavras extraído das minas.
O inicio da exploração do ouro foi problemático em virtude da desorganização do trabalho de extração. Esse quadro gerou alguns conflitos na região.
As revoltas Nativistas
Revolta de Beckman (MA- 1684) • Os fazendeiros do Maranhão tomaram São Luis, expulsaram os jesuítas e o governador. • A revolta Terminou coma prisão e o enforcamento de Manuel e Jorge que lideraram os fazendeiros.
Guerra dos Emboabas (MG-1709) • Como descobridores das minas, os paulistas, de certa maneira, consideravam a região da mineração como sua propriedade. Contudo, com a vinda de muitos forasteiros, as disputas de terras se acirrou. • Os emboabas, começaram a invadir grande parte das terras pertencentes aos paulistas, dando inicio a um conflito. Os paulistas foram expulsos das minas. • Quando os paulistas foram encurralados e soltaram as armas, sendo prometido a eles que não iriam morrer,