Projeto sala de leitura
A lagarta cinza vai pouco a pouco comendo as folhas amareladas da história da educação, onde a leitura não passava de uma obrigatoriedade burocrática, outorgada e sem sentido, preparando para um novo renascimento onde a beleza encantará aos olhos daqueles que quiserem ver, a obrigatoriedade dará lugar ao prazer e o sentido estará em tudo o que for lido.
Ao alimentar-se cresce e aos poucos poder-se-á ver a metamorfose pela qual a lagarta passará. Bem devagar a lagarta vai criando seu casulo, se preparando, sofrendo mudanças, vivendo novas experiências, adquirindo novas formas. Assim também a leitura está em processo de metamorfose mudando seus conceitos e através de análises, revolucionando a vida de muitos preparando-se para um novo renascimento, quando mostrará a todos, fazendo seus vôos rasantes, unindo polens de diversas flores da sociedade, quão belo são as cores do conhecimento e quão importante se faz conhecê-las.
Este projeto tem a pretensão de auxiliar o desenvolvimento dessa borboleta que ainda se encontra no processo de metamorfose. E então que esta borboleta voe antes que os primeiros raios de sol brilhem no horizonte do conhecimento.
Apresentação
A educação no Estado de São Paulo está passando por um momento de grandes transformações, as quais propõem melhorias para as condições de aprendizagem dos alunos dando subsídios a aprendizagem dos educandos e ao trabalho dos professores.
A implantação de um conteúdo único, através da revista do aluno e do professor, esta proporcionando uma nova visão da realidade geral dos discentes e o quanto é necessária certa uniformidade do conteúdo a ser trabalhado nas escolas, alinhando-se a essa realidade sabemos que boa parte dos alunos paulistas não têm a leitura como uma prática prazerosa, preferindo, muitas das vezes, assistir a um filme do que ler um livro, assistir ao noticiário na TV do que ler o jornal escrito.