Projeto De Leitura Na Sala De Leitura
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Esc. Mun. Profª Anita Alves Maciel
Projeto de leitura na sala de Leitura
Da fantasia ao mundo real:
Toda criança que lê constrói um futuro melhor
Sandro Costa
Macaíba/RN
2015
Projeto de leitura na sala de leitura:
Da fantasia ao mundo real:
Wilson Silvestre da Rocha
SME
Toda criança que lê constrói um futuro melhor
Sandro Costa
INTRODUÇÃO
Compreendemos que a escola, nos anos iniciais, é de grande importância na formação do caráter humano, pois além do educar, do cuidar, do brincar, deve despertar desejos para novas experiências e a leitura está inserida neste contexto, considerando que os livros produzem benefícios singulares, produzindo momentos de conhecimento sobre si e sobre o mundo, construindo pensamentos inovadores sobre realidades ainda não experimentadas e ao mesmo instante fazendo interação com o cotidiano, transformando assim esse momento que aparentemente é simples e divertido em cultura.
“Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político.” (Antônio Joaquim Severino)
As crianças enquanto folheiam os livros vão se apropriando do que neles está escrito, não importa sua maneira de ler, seja com o letramento ou apenas leitura visual, esses elementos vão formando significados e os alunos formam sua própria leitura e releitura, significando e ressignificando tudo a sua volta. Sabemos também da importância dos códigos para a construção do pensamento e é se identificando com os objetos que as crianças se reconhecem e se apropriam dos processos sociais e culturais. Assim, a sala de leitura emerge como espaço específico da escola e é um espaço culturalmente proposto a partir do projeto que o fundamenta, mas é um lugar a partir do uso que se faz dele, e é também