Projeto religioso
PROF. SOLANGE DA CRUZ BATTIROLA
INTRODUÇÃO
No Ensino Religioso, com as 8ª séries, ficou determinado que o próprio professor irá trabalhar, com seus alunos os Temas Transversais com objetivo de construir, uma sociedade mais justa e solidária.O professor na sala de aula poderá dar um passo a mais, se despertar no aluno (a) a importância da relação com o transcendente.
EIXOS DE TRABALHO
Dignidade da pessoa humana
Implica no repúdio a qualquer tipo de discriminação, respeito mutuo nas relações interpessoais.
Igualdade de direitos
Refere-se a possibilidade de exercer sua cidadania, o princípio da eqüidade respeito as diferenças (étnicas, culturais, religiosas, etc...).
Participação
Princípio democrático ativo, desenvolver a participação de uma cidadania ativa.
Co-responsabilidade pela vida social
Desenvolver a responsabilidade pelo destino da vida coletiva, em busca de uma ampliação da vida democrática em todos os grupos sociais.
JUSTIFICATIVA
O Ensino Religioso é uma disciplina fundamental, um eixo importante, para alcançarmos uma sociedade mais fraterna e menos agressiva. Os valores passam pela relação que o educando tem com Transcendente, o Divino.
Agora o professor comprometido tem a chance, não só de trabalhar os valores nas diferentes disciplinas, mas tem um espaço para desenvolver projetos que despertem as capacidades para a construção de uma relação mais fraterna e próxima do Divino.
O professor primeiro tem que eleger os valores, que pretende abordar e fazer uma reflexão sobre eles. Devemos nos preocupar em não passar somente informação, mas criar um vínculo afetivo, no sentido do educando construir dentro dele, os valores e atitudes essenciais a raça humana.
Desenvolver projetos de tal forma que no final do trimestre, o educando poderá ter autonomia e exercer sua cidadania sabendo de sua Co-responsabilidade pela vida social. Essa ação democrática solidária deve ser